www.cenb.org.br
Sinopse Histórica

Pesquisar no catálogoPrograma de bolsaRelatório Colônia Japonesa
Mapa das Comunidades Japonesas

liberdade
 Liberdade, o “bairro oriental” de São Paulo

Pesquisa da população de descendentes de japoneses
residentes no Brasil (1987-1988)


Objetivo


Esta pesquisa tem por objetivo reunir informações para o levantamento da população de japoneses e seus descendentes residentes no Brasil e apreensão das suas situações sócio-econômicas atuais.

Universo da Pesquisa


Todos os japoneses e seus descendentes residentes no território brasileiro com exclusão da Ilha de Fernando de Noronha (Censo de 1980 - População: 1.342 habitantes). A população aqui referida abrange todos os imigrantes japoneses, todas as pessoas dessa nacionalidade com permanência no País acima de 3 meses, inclusive aquelas com previsão de permanência acima do citado período, e todos os seus descendentes, residentes no Brasil. Incluem-se todas as pessoas residentes no País que tenham entre os seus antepassados pelo menos um japonês nas condições citadas acima. Assim, se acham incluídos todos os miscigenados de origem japonesa independente do seu grau de miscigenação, todos os japoneses com vistos de permanência prolongada e seus familiares.

Sistema de Pesquisa


Esta pesquisa foi planejada para ser executada em etapas. Na primeira etapa foram coletadas informações básicas necessárias às pesquisa, identificando-se as unidades domésticas de descendentes de japoneses. Na 2ª etapa, contactando-se as unidades domésticas de descendentes de japoneses já identificadas, foram obtidas informações detalhadas sobre seus atributos.

Este esquema foi adotado para não sobrecarregar o entrevistado bem como o pesquisador e poder assegurar a qualidade dos resultados. Teve-se, também, esse cuidado para a redução dos custos da pesquisa.






Creative Commons License

Copyright © Centro de Estudos Nipo-Brasileiros